08 julho, 2001

No final das contas, ontem acabei despencando na festa lá na Liberdade.
A Tanabata Matsuri. Transcrevi o texto do folheto oficial.
Taqui ó:

Tanabata Matsuri - A origem
Ao se conhecerem, uma princesa chamada Orihime e seu amado Kengyu dedicaram-se apenas ao amor, esquecendo-se completamente de suas obrigações. Por esse motivo, foram castigados pelos Deuses, sendo transformados em estrelas separadas pela Via Láctea. Um único encontro anual, no mês de julho, foi concedido ao casal apaixonado.
Esta lenda, de mais de 4.000 anos, deu origem ao Tanabata Matsuri ou Festival das Estreals.
Date Masamune, rei do norte do Japão, no início do século XVII e fundador da província de Miyagui, foi o maior incentivador deste festival. Comemorado em grande estilo na cidade de Sendai, capital de Miyagui, o Tanabata Matsuri é considerado uma das mais belas e maiores manifestações do folclore oriental.
Este Festival foi trazido para o Brasil em 1979, com o nome de São Paulo-Sendai Tanabata Matsuri, sendo realizado anualmente no mês de julho. A comemoração também ocorre nas cidades de Açaí (PR), Belo Horizonte (MG) e Niterói (RJ). Durante o evento, são realizados concursos de fotografias, decoração, haiku, haikai e Miss Tanabata.
No dia do Tanabata é tradição amarrar papeletas (Tanzaku) nos ramos de bambu (sassatake). Segundo a crença, no momento mágico do encontro das estrelas, os pedidos serão atendidos.
Os enfeites são produzidos artesanalmente, por voluntários que dedicam seu tempo para a realização deste evento tão belo, projetando o espírito da Festa das Estrelas. Diz o folclore que se o espectador contemplar as estrelas com este sentimento terá sua alegria multiplicada.

Nenhum comentário: